Díli, 12 fev 2025 (Lusa) – O Governo timorense aprovou hoje, em Conselho de Ministros, a transferência de 166,5 milhões de dólares para a empresa de Eletricidade de Timor-Leste (EDTL) para garantir fornecimento de energia em todo o território nacional.
“O Conselho de Ministros deliberou autorizar a realização de despesa para o contrato de subvenção para a transferência de provisão do Orçamento Geral do Estado para a EDTL no montante total de 166,5 milhões de dólares [cerca de 160,50 milhões de euros]”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Segundo o comunicado, a verba visa “assegurar os recursos necessários” à empresa para “garantir o fornecimento de energia elétrica em todo o território nacional”, bem como um “serviço público essencial para a população e a economia do país”.
O fornecimento de energia elétrica no país foi na segunda-feira debatido no parlamento nacional com os deputados a lamentarem os sistemáticos cortes que afetam todo o território nacional e também os danos que provocam em equipamentos elétricos.
O Governo timorense estabelece, no seu programa, como uma das prioridades, assegurar que toda a população tenha acesso à eletricidade 24 horas e para isso prevê expandir o Programa de Eletrificação Nacional, incluindo com fontes de energias renováveis.
Dados do Governo indicam que a maioria dos 461 sucos (conjunto de aldeias) do país já tem acesso a eletricidade. Em relação à ilha de Ataúro, em frente à capital, o executivo pretende criar um plano sustentável para a eletrificação da totalidade da ilha.
MSE // VM Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.