quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Timor-Leste quer negociações de fronteiras marítimas com Indonésia este ano

Díli, 16 jan 2025 (Lusa) – O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que pretende iniciar ainda este ano a discussão das fronteiras marítimas com a Indonésia.

“Estamos à espera de confirmação. Houve já troca de correspondência. Eles já aceitaram e nós dissemos, que se fosse possível, podia ser já em fevereiro”, afirmou Xanana Gusmão, quando questionado pela Lusa sobre o início das negociações das fronteiras marítimas.

O primeiro-ministro explicou que indicou o mês de fevereiro para salientar que “quanto mais rapidamente melhor”, mas que as negociações têm de começar este ano.

“Quanto mais cedo resolvermos a fronteira marítima com a Indonésia, mais capacidade temos de controlar os nossos mares e não permitir mais pesca ilegal”, disse Xanana Gusmão.

Timor-Leste perde anualmente milhares de toneladas de peixe devido à pesca ilegal no país.

Segundo o Gabinete das Fronteiras Marítimas e Terrestre, os líderes timorenses e indonésios iniciaram em 2015 as conversações para delimitar as fronteiras marítimas com base no direito internacional.

As reuniões técnicas preliminares entre os dois países começaram em 2018, mas foram dificultadas  devido à pandemia da covid-19.

A Indonésia, com mais de 17 mil ilhas, partilha fronteiras marítimas com 10 países. 

MSE // CAD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.