Díli, 09 jan 2025 (Lusa) – O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que o Governo vai indemnizar as famílias desalojadas na semana passada na área do Fomento, em Díli, cujas habitações foram demolidas por estarem numa zona de elevado risco de inundação.
“Todos vão receber. Não haverá ninguém a ficar sem indemnização. O Governo já recolheu os dados bancários das famílias. O Governo não é arbitrário com o seu povo”, disse Xanana Gusmão, que falava à imprensa após o encontro semanal com o Presidente timorense, José Ramos-Horta.
O primeiro-ministro pediu às famílias que ainda não tenham recebido qualquer indemnização para contactarem diretamente, através de carta, com o gabinete do chefe do Governo, que analisará e dará resposta à situação.
Xanana Gusmão disse que foi também solicitada informação sobre os estudantes universitários que pertenciam às centenas de famílias desalojadas e que, entretanto, na quarta-feira, foram transportadas pelas autoridades para os seus municípios de origem.
O chefe do Governo timorense reafirmou que aquelas pessoas foram desalojadas porque as suas habitações foram construídas em “áreas de elevado risco de inundação”, junto ao rio Comoro.
O Governo timorense iniciou o ano passado uma campanha de despejos e demolições em Díli para eliminar construções ilegais e atividades económicas não licenciadas e que, em alguns casos, tem sido exercida com violência, e tem provocado a divisão na sociedade timorense e merecido críticas de organizações não-governamentais.
MSE // SB
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.