sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

UNIVERSITÁRIOS ASSISTEM AULAS SENTADOS NO CHÃO OU EM PÉ NA UNTL

Timor Hau Nian Doben

Muitos alunos assistem às aulas sentados no chão ou em pé na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), denunciou a Associação Académica Estudantil, no Facebook.

“(...) Os estudantes da Associação Académica Estudantil do Departamento de Agro Sócio-Economia, assistem inapropriadamente às aulas em pé ou simplesmente sentados no chão, porque existem menos secretárias nas aulas”,  revelou a associação de estudantes.

Os alunos da UNTL  afirmaram que para além da falta das secretárias “existem ainda outras preocupações logísticas nas salas de aulas como a falta de quadros para escrever bem como projetores”.

Apesar das carências nas salas, os estudantes assistiram à aula do princípio até ao fim.

“Mesmo com condições muito lamentáveis, os estudantes continuaram a assistir à aula lecionada pelo docente Guilhermino da Cruz”, disseram.

O orçamento de 2025  para a Educação é uma fatia muito pequena do bolo orçamental que aposta mais nas infraestruturas para o país.

A Organização Não Governamental (ONG) La’o Hamutuk apelou  ao Presidente da República, Ramos-Horta, para vetar o Orçamento Geral do Estado para 2025 “por não priorizar as necessidades urgentes da população e do país”.

Para a ONG,"o país ainda não conseguiu ultrapassar problemas estruturais como "pobreza multidimensional, desnutrição, baixa qualidade na educação, sistema de saúde deficitário" e permanece com "infraestruturas básicas inadequadas para responder às necessidades da população", noticiou a Lusa.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, promulgou no passado dia 25 de novembro a Lei n.º 8/2024, de 26 de novembro de 2024, referente ao Orçamento Geral do Estado com o valor total de 2,617 mil milhões de dólares americanos.

Foto de  Estudante Agro Sócio-Economia semetre VI, podem ver mais fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.