Díli, 19 dez 2024 (Lusa) – O Presidente e o primeiro- ministro de Timor-Leste desejaram hoje as boas festas a todos os timorenses e pediram aos jovens para manterem a paz e estabilidade demonstrada durante a visita do papa Francisco ao país.
“Em conjunto com o primeiro-ministro, enquanto órgãos de Estado e líderes nacionais, queremos transmitir os nossos votos de um feliz Natal às famílias em todo o Timor-Leste, aos timorenses no exterior, aos que estão hospitalizados, detidos”, afirmou o Presidente timorense, José Ramos-Horta.
O chefe de Estado falava aos jornalistas na Presidência da República, em Díli, depois do encontro semanal com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que lembrou que no ano passado os festejos de Natal e de final do ano decorreram sem incidentes.
“O papa, após regressar ao Vaticano e visitar outros países, continuou a mencionar Timor-Leste. Ficou contente com o encontro com os jovens no Centro de Convenções de Díli e feliz por não ter ocorrido nenhum problema”, a\rmou Xanana Gusmão.
Em setembro, Francisco realizou uma visita a Timor- Leste, no âmbito de uma viagem que também o levou à Indonésia, a Singapura e a Papua Nova Guiné.
“Por isso, deixo um grande apelo a todos os jovens de Timor-Leste, especialmente aos de Díli, para que se amem, mantenham o orgulho da nossa nação e sigam o exemplo que o papa destacou em outras ocasiões”, disse.
O primeiro-ministro timorense incentivou também os jovens a fortalecerem o reconhecimento de Timor-Leste no mundo como um país de paz e estabilidade, apesar dos desafios que ainda enfrenta.
Numa mensagem oficial, divulgada na quarta-feira, o Governo disse aos timorenses que este ano foi “marcado por um esforço conjunto para corrigir desafios do passado e lançar as bases de um futuro promissor”.
“O Governo reafirma o compromisso em continuar a trabalhar com dedicação, responsabilidade e transparência para responder às necessidades da população”, pode ler-se na mensagem, que acrescentou que todos juntos os timorenses serão capazes de “enfrentar desafios e concretizar os sonhos de um país mais forte e desenvolvido”.
MSE // EJ Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.