quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Mari Alkatiri acusa governo de neocolonialismo, contra povo e contra Estado


Timor Hau Nian Doben

Numa entrevista à Rádio Televisão Maubere, o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, acusou o Governo de Xanana Gusmão de ter aprovado um Orçamento Geral do Estado (OGE) contra o povo  e contra o Estado.

“ OGE é antipovo e anti-Estado, o OGE que eles aprovaram é um OGE que tira dinheiro do povo e entrega a privados, este é o OGE que eles acabaram de aprovar”.

Alkatiri acusa seis a sete por cento dos timorenses que enriqueceram repentinamente de controlarem totalmente a economia, os media, as redes sociais e ainda o óleo da EDTL.

“ Seis ou sete por cento de timorenses enriqueceram repentinamente. Eles é que controlam totalmente a economia, órgãos de comunicação social, redes sociais bem como o óleo da EDTL, já controlam tudo, agora querem controlar a economia na sua totalidade”, acusou.

O líder da Fretilin adverte para os perigos deste monopólio e afirmou que o povo timorense está a ser  vítima de neocolonialismo.

“Quando no futuro tiverem de fazer parcerias com os investidores de fora (...) já não vai ser entre público e privado ou privado e público. Vai ser privado com privado. Os timorenses vão ser colonizados ou neocolonizados. Como no passado havia o colonialismo e agora existe o neocolonialismo, os próprios timorenses (governo) tratam o povo como colonizados”, disse.

Mari Alkatiri que se encontra em Oecussi afirmou que não precisa de convites para assistir às celebrações da Restauração da Independência que se realizam no enclave, no próximo dia 28,  é o fundador e não tem lógica receber um convite quando vai para a sua própria casa.

“ Para participar no dia 28 de novembro, eu não preciso de convite, porque eu é que iniciei o 28 de novembro, eu sou o fundador, eu não preciso que hoje em dia um ministro me convide, eu não preciso. Em Oecusssi, então, eu é que sou o fundador (...) eu sou o presidente fundador da RAEOA. Eu venho para a minha casa, eu preciso que alguém me convide? Que lógica é essa?”, ironizou.

Fonte, RTM Maubere em Tétum.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.