quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Eurico Guterres e Probowo não vão participar nas comemorações da Restauração da Independência em Oecussi

Timor Hau Nian Doben

O líder da milícia Aitarak, Eurico Guterres, em entrevista a Neonmetin afirmou que não vai participar amanhã nas comemorações da Restauração da Independência, em Oecussi, por causa dos insultos aos heróis.

“Eu respeito o convite deles, mas porque insultam os heróis desta maneira, por isso eu evito, eu não vou. O meu pensamento é: o 28 de novembro é algo sagrado para todos, não vê se tu sofreste, se tu é que passaste dificuldades ou se és pobre ou rico”, afirmou ao Neometin.

Eurico Guterres explicou que não tinha medo, mas queria evitar problemas.

“Eu não tenho medo, mas tenho de evitar problemas. Eu não quero estar sempre a aumentar problemas, eu quero evitar isto”, disse.

O líder da milícia Aitarak informou também que outra razão pela qual ele não pode ir para Timor-Leste é o facto de ter contra ele um processo judicial de crimes sérios.

“Os outros podem ir, mas eu estou na lista e não posso ir nem para o estrangeiro, nem para Timor”, salientou.

De acordo com Guterres, o Presidente da Indonésia,  Probowo Subianto, que também foi convidado pelos governantes timorenses  não irá participar amanhã nas comemorações em Oecussi mas vai mandar um representante, contudo, estará presente para o ano.

O Presidente da República, Ramos-Horta, esteve com Eurico Guterres em Kupang há uns dias para discutirem o plano de reconciliação de forma a encerrar os acontecimentos violentos perpetrados pelas milícias indonésias em 1999 bem como o convidar para participar nas comemorações da Restauração da Independência, em Oecussi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.