Zizi Pedruco
O palhaço do Xanana andou ontem a latir no Parlamento Nacional palavras bonitas para justificar mais um assalto aos cofres do Estado timorense, esbanjando dinheiro que não lhe pertence mas que ele dispõem como se os pais dele lhe deixaram como herança.
O lafaek Xanana disse que o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 é uma "declaração de intenções" e uma "visão audaciosa para o futuro". Vomitou ainda ”... que o OGE foi feito "para o povo e pelo povo”. HAHAHAHAHAHAHA!
Por amor de Deus, este homem tem um descaramento medonho. Este OGE não tem nada para beneficiar o povo, tem sim e muito para encher os bolsos dos canalhas corruptos que estão ao redor de Xanana e Ramos-Horta, estes são os vencedores deste OGE. Grandes obras, grandes amigalhaços e grande corrupção. KKN no seu melhor!
O povo Maubere é o maior perdedor deste orçamento.
VERGONHOSO!
Estou zangada, muito, porque se estes sacanas continuarem a usar a riqueza do povo levianamente e como se lhes pertencesse, estou certa que estamos a caminhar a passos largos para um Estado Falhado. Apesar dos governantes mentirem que estamos a progredir, Timor-Leste é um Estado frágil onde muito pouco foi investido para o bem-estar do povo timorense, os investimentos são sempre em benefício da elite corrupta da qual orgulhosamente Xanana se faz acompanhar e faz parte. Juntos eles destroem em benefício próprio o património do povo Maubere, um crime que eles sabem que irão sair impunes, sempre.
Pouco se tem investido na educação, saúde e agricultura, áreas cruciais para o bem-estar do povo timorense que pouco ou nada tem lucrado com esta independência As estatísticas são horríveis, a subnutrição é enorme e as maiores vítimas são as crianças que entre muitos males sofrem de FOME e de retardamento no seu crescimento, a maioria das pessoas pensa que apenas tem consequências físicas mas a verdade é que afeta também o crescimento intelectual das crianças. Daqui a uns anos o legado deixado pelos líderes timorenses será uma população física e intelectualmente doente e analfabeta. Bonito trabalho, seus canalhas!
Mesmo assim, os ditos governantes (dos umbigos deles) propõem um orçamento onde vão pôr mais um prego no caixão do povo timorense e acelerar o processo para um Estado Falhad. Meus senhores, não venham dizer que eu sou uma alarmista, porque se estudarem bem os requisitos de um Estado Falhado, Timor aproxima-se a passos largos.
Em 2015 li o livro “ Why Nations Fail” dos autores Daron Acemoglu e James A. Robinson que ganharam o Nobel da Economia este ano, resolvi reler há umas semanas e é assustador ver que Timor corre um risco grande de se tornar no mais novo Estado Falhado caso não haja uma mudança drástica na política económica do país, o que por certo não irá acontecer porque os assaltantes irão continuar a governar em benefício próprio.
Vão ler este livro seus canalhas, talvez assim percebam a merd@ que andam a fazer. Os autores do livro explicam maravilhosamente bem por que há países mais ricos e mais pobres e o que está por trás da desigualdade. Em cada página eu vi um pouco dos “líderes” timorenses , canalhas!
Xanana e o Horta revezam-se nas viagens ao estrangeiro, um parte e outro chega. Nestas viagens de “Estado” eles levam uma comitiva enorme, arrebentando assim com o dinheiro do povo. Quando chegam ao estrangeiro mudam de paleio, começam a falar do povo, das lutas da resistência (a eterna lengalenga) da prosperidade do povo e do país. Meu marido e eu estávamos a assistir um destes teatros e ele disse: “Mas estes FDP estão drogados ou o quê que se passa?”. Este homem do Benfica (hoje o homem nem pia com a derrota…) tem muita razão, deve ser isso mesmo, não podem estar lúcidos.
O que vai acontecer com a adesão à ASEAN? Será mesmo verdade que está próxima a adesão? Não acredito que Timor-Leste seja aceite como membro enquanto não houver um significativo desenvolvimento na área do capital humano, não acredito mesmo, vão mentir para o raio que vos parta, seus canalhas! Vocês vão para o estrangeiro e vomitam uma data de atrocidades, até parece que são mestres em governação, tenho a certeza que nos corredores gozam convosco, com o vosso descaramento e com a vossa ignorância, seus canalhas! Espero que nunca tenham de dar palestras em como falir um Estado mas tarda nada e são doutorados nisto.
O Presidente da República, Ramos-Horta escreveu no seu Facebook que prometeu ao Papa Francisco que iria proteger o povo timorense e que tinha intenções de o fazer. Pode começar então por vetar este OGE pois é um verdadeiro atentado ao povo timorense…ou agora vai dar o dito por não dito porque ir contra o seu patrão pode ser perigoso, não é verdade?
Pois é, Zé! Mais uma vez o Presidente José vai faltar com a palavra, mais do mesmo.
VERGONHOSO!
A vossa ganância, soberba e perda de princípios são a arma mais perigosa contra o sofrimento do povo Maubere e citando Baron de Montesquieu, “ A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”.
Que Deus na sua infinita bondade proteja o povo timorense, porque mais ninguém o irá proteger.