terça-feira, 8 de outubro de 2024

AS CUECAS E A BOCA SUJA DE RAMOS-HORTA


Zizi Pedruco

Olá senhores leitores,

Durante anos eu vinha a este blogue diariamente, na mesa onde eu trabalhava para este blogue tinha uma camarada pequenina, minha filha mais nova, que estudava afincadamente perto de mim todos os dias para entrar na Faculdade de Direito, conseguiu entrar e eu suspirei de alívio e tirei umas férias de blogues.

Tal como eu, quando era mais nova, a futura jurista sonha em mudar o mundo, eu já estou velha para isto, mas ela ganhou uma bolsa de estudo choruda, bem choruda, porque quer “mudar o mundo”, eu por querer mudar o mundo apenas ganhei foi valentes dores de cabeça e aprendi a dizer valentes palavrões, o seu a seu dono.

Mas vai-não-vai recebo notícias de leitores deste blogue  e desta vez fui alertada de que o Presidente da República de Timor-Leste, o tal que se gaba que a sua personagem é de gabarito internacional, fez uma publicação sobre as suas cuecas sujas que ele próprio as  lavou, épá! Fiquei incrédula e de certa forma enojada. Ao que isto chegou, um chefe de Estado com este comportamento infantil, patético e completamente desproporcionado ao cargo que este idiota ocupa!

Estes canalhas  governam esta terra como se fosse a casa deles, oferecem cargos a amigos e sentem-se tão à vontade com a  merd@ que fazem que agora até as cuecas lavam no Facebook, esquecendo que foram eleitos por um povo que já sofreu tanto e continua a sofrer. São estes gajos que se julgam de calibre internacional (uma treta!) quem mancham e desonram a luta de uma terra manchada de sangue e de um povo heróico. 

Esta malta, estes lafaeks mereciam mesmo que fossem considerados persona non grata em Timor-Leste, são uns canalhas que apenas governam o umbigo deles e dos que lhes são próximos, uma vergonha. 

Vão mas é lavar as vossas cuecas para o raio que vos parta, seus canalhas!!!

Como se não bastasse as cuecas sujas  do gajo que se intitula PR ainda teve o desplante nos comentários de ofender a mulher timorense afirmando que, “ algumas mulheres vêem os deputados nos seus carros Prados e as cabeças delas ficam logo malucas”.

Pois é Ramos-Horta, só se forem as mulheres da sua família ou as mulheres dos lafaeks porque a mulher timorense é uma SENHORA de verdade e não há Prados daqueles deputados ladrões que façam  uma mulher timorense perder a cabeça, a menos que, digo mais uma vez, se refira às mulheres da sua família ou às mulheres dos lafaeks…

Pouca-vergonha, Sr. Presidente, pouca-vergonha!

Sabe  Ramos-Horta, eu conheço-o e não o tenho como uma pessoa alcoólica (o mesmo não podemos dizer do seu lafaek chefe) mas as suas postagens no Facebook e mesmo a maneira como escreve, faz-me parecer que ou está bêbado ou tem um distúrbio mental sério, o seu comportamento não é de todo um comportamento de um chefe de Estado e muito menos de um Nobel da Paz!

Não devia esquecer-se que o cargo que ocupa não lhe foi dado pelos seus familiares, foi o povo quem o elegeu e lhe paga o seu vencimento, os seus atos têm de honrar este povo e a pátria. Bem dizia o meu querido amigo  Mauk Moruk, que vocês não passam todos de traidores da pátria, como ele tinha razão, morreu porque falava verdade, morreu porque era um homem bom, morreu porque amava o seu país e o seu povo, essas ironias é que são difíceis de serem engolidas, muito difíceis mesmo.

Ramos-Horta é o guardião da Constituição timorense, jurou defender a Lei Fundamental mas tenho é muitas dúvidas que tenha lido ou se leu, não percebeu muito bem o livro. 

Timor-Leste atravessa uma crise grande em muitas áreas, mas neste momento a crise maior é do Ministério da Saúde chefiado pela amante de Xanana Gusmão, que foi passear e tirar fotografias para o estrangeiro com o seu amante enquanto pessoas morriam devido à sua incompetência e doentes tiveram de regressar a Timor dos hospitais estrangeiros porque a amante do lafaek chefe não pagou as contas dos hospitais. Mas que canalhas são estes que estão a liderar os destinos da pátria Maubere? 

Lembra-se destas palavras, Ramos-Horta? “Juro, por Deus, pelo Povo e por minha honra, cumprir com lealdade as funções em que sou investido, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis e dedicar todas as minhas energias e capacidades à defesa e consolidação da independência e da unidade nacionais”. Jurou em falso? 

Pois é, José! Pois é José! 

“O Presidente da República é o garante da Constituição, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituições democráticas…”

Mas o José Presidente  não faz nada disso, ele sabe é ir vomitar umas palestras no estrangeiro, fazer intromissões na política interna de Estados soberanos em assuntos bastante melindrosos, onde a diplomacia  tem de ser utilizada com muita cautela e não escritas em palavras maiúsculas no Facebook. Conflitos não podem ser utilizados como propaganda para o ego de Ramos-Horta, existe algo mais precioso que a vaidade deste homem, vidas humanas! 

Ramos-Horta não é o garante da Constituição e de coisa nenhuma, é sim um empecilho para o regular funcionamento das instituições democráticas. Cada vez que ele fala sobre o Lafaek chefe e do seu governo, tenho a impressão de  que ele está a usar a tática de Paul Joseph Goebbels para enganar o seu público, sim, o público dele porque a nós ele já não engana, nem ele nem as cuecas dele! 

Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler disse, “Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”. 
 
Não em Timor-Leste Ramos-Horta, não com o Povo Maubere!