Bissau, 06 set 2024 (Lusa) – O Governo de Timor-Leste entregou hoje à comissão organizadora da visita do Papa Francisco, que chega segunda-feira ao país, 13 ambulâncias, cinco das quais oferecidas pelo Japão e Organização Mundial de Saúde (OMS).
“As ambulâncias são excelentes, pois estão totalmente equipadas com facilidades médicas. Em nome do Governo agradeço à OMS e ao Governo do Japão”, disse Xanana Gusmão aos jornalistas no Palácio do Governo, em Díli.
O Japão ofereceu duas ambulâncias, a OMS três e as restantes foram compradas pelo Governo timorense e vão ser entregues à comissão organizadora da visita do Papa Francisco.
O Papa Francisco chega ao início da tarde de segunda-feira a Díli, iniciando a visita ao país com uma cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial e um encontro com autoridades, corpo diplomático e sociedade civil, onde fará o seu primeiro discurso em território timorense.
Na terça-feira, Francisco visita as crianças com necessidades especiais na escola “Irmãs Alma”, seguindo depois para um encontro com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e catequistas, na catedral, onde fará um segundo discurso.
Ainda na terça-feira, realizará a missa em Tasi Tolu para milhares de héis timorenses.
Na quarta-feira, último dia da visita, o Papa vai reunir-se com a juventude no Centro de Convenções de Díli, onde está previsto um último discurso, partindo depois para o aeroporto rumo a Singapura, onde vai termina a viagem à região, no dia 13.
Francisco iniciou o périplo na Indonésia, onde chegou terça-feira, tendo partido hoje para a Papua Nova Guiné, onde vai permanecer até segunda-feira.
O Governo timorense disponibilizou 10,9 milhões de euros para organizar as atividades de preparação da visita do Papa Francisco.
Esta é a segunda vez que um Papa visita Timor-Leste, a primeira ocorreu em 1989 quando João Paulo II visitou o território, ainda sob ocupação indonésia.
MSE // JMC Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.