Timor Hau Nian Doben
A Agência de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que é tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações está a preparar um projeto de lei para regular e limitar a utilização das redes sociais em todo o território pelos timorenses, noticiaram ontem órgãos de comunicação social locais.
O vice-presidente da TIC, Eligio Moniz do Rego, disse que “estão a preparar um esboço de lei para regular a utilização dos media sociais (...), esta lei terá como objetivo controlar, regular as redes sociais e também as pessoas que atacam as personalidades timorenses”.
Segundo Moniz do Rego esta lei em breve será aprovada pelo Parlamento Nacional para que a lei sobre o crime cibernético seja também discutida. O objetivo desta lei é incriminar aqueles que usam identidades falsas no Facebook e este trabalho será feito em conjunto com a Secretaria de Estado para a Comunicação Social.
“O objetivo desta lei é incriminar aqueles que usam identidades falsas no Facebook, o TIC irá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Estado para a Comunicação Social para que em colaboração apanhem aqueles que usam o Facebook, que são muitos, e que fazem oposição ao governo, porque é considerado um crime online”, disse.
O Timor Hau Nian Doben foi falar com um veterano das Falintil sobre esta proposta de lei via “video call” e com um sorriso malandro e de gozo ele disse:
“O Xanana é um mafioso, ele e a sua máfia podem tentar calar 100 ou 200 de nós mas eles nunca irão conseguir calar todo o povo, a Indonésia tentou fazer o mesmo que o Xanana está a fazer mas não teve sucesso nenhum por isso somos hoje independentes”, declarou.
O veterano disse ainda que Xanana Gusmão é um” traidor vingativo”, que está com medo e quer implementar a lei da censura porque o povo ergueu-se contra o primeiro-ministro nas redes sociais bem como em todo o Timor- Leste por causa do caso de Naktuka e o impediu de “ vender aos indonésios” o território timorense na fronteira de Oecussi.
“O ditador Xanana está com medo e quer calar o povo, porque foi o povo em Timor-Leste e nas redes sociais quem impediu o Xanana de nos trair e vender Naktuka aos indonésios. E agora este traidor quer se vingar de nós que o denunciamos a traição dele e quer criar esta lei para nos fazer calar, mas não vai conseguir nos fazer calar nunca, nunca”, terminou.
Os sucessivos governos de Gusmão têm um estranho conceito de democracia, esqueceram-se que os tempos mudaram e não são nada favoráveis a qualquer tipo de omertà. A eficácia desta lei será com toda a certeza derrotada pela voz de revolta do Povo Maubere.
“Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate”, George Washington.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.