domingo, 10 de abril de 2022

Xanana compara adversários políticos com milícias indonésias


Timor Hau Nian Doben

O presidente do Congresso Nacional de Reconstrução Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, esteve em campanha eleitoral em Covalima e pediu aos militantes do seu partido para terem cuidado porque pessoas desconhecidas andam armadas a fazerem ameaças à população. 

“Não provoquem ninguém. Eu ouvi dizer que aqui existem pessoas a ameaçarem com armas, avisem à polícia para que dessa forma o coordenador da polícia tenha conhecimento e os mande para Díli, nós vamos dizer ao mundo que eles andam com armas”, disse.

Xanana Gusmão acusou os seus adversários políticos de atuarem como as milícias indonésias em 1999.

“Lembrem-se de 1999, as milícias ameaçaram-nos, mataram-nos e agora também os nossos adversários políticos, como  eles sentem que não podem mais e eles ainda vão criar problemas para nós, ameaçando-nos com armas”, acusou Gusmão.  

O Timor Hau Nian Doben falou com um veterano timorense e pediu para que este comentasse as declarações do presidente do CNRT.

“Tudo isto são boatos e manobras do Hitler (Xanana Gusmão) para meter medo à população, para que as pessoas não falem da crise de 2006”, afirmou. 
 
O veterano das Falintil garantiu ao Timor Hau Nian Doben que “são apenas boatos, Maun Taur não tem armas para distribuir para os civis. Eu desconfio que o Hitler tenta atirar pedras e esconde as mãos”.

Segundo a mesma fonte, “Xanana Gusmão e Ramos-Horta estão com medo de perder porque em 2012 Lu-Olo foi o candidato mais votado na primeira volta, mas foi Taur quem ganhou as eleições na segunda volta”, recordou.

A mesma fonte da resistência timorense acusou Gusmão, ao qual ele refere sempre como Hitler, como sendo o autor da crise de 2006 e de ter escrito o texto dos peticionários que foi lido por Salsinha e garantiu ainda a este blogue que uma crise será quase certa se Ramos-Horta ganhar as eleições presidenciais.

“O Hitler é que é o autor da crise, ele é o autor do texto dos peticionários que foi lido pelo Salsinha, uma crise como a de 2006 vai acontecer se eles ganharem as eleições. Em 2006 o Hitler não tinha um partido e então usou os irmãos da Força para dar o salto para governar. Agora ele vai usar o CNRT para ver se consegue governar mais uma vez”, declarou preocupado. 

“A crise vai mesmo acontecer se Ramos-Horta e o Hitler ganharem e por isso temos de nos esforçar e rezar muito para que isto não aconteça”, terminou. 

A segunda volta das eleições presidenciais está marcada para 19 de abril. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.