Timor Hau Nian Doben - 2 de fevereiro de 2015
O Jornal Tempo Semanal acabou de noticiar na sua página do Facebook que o primeiro-ministro (PM), Xanana Gusmão, se encontra neste momento reunido com os líderes e membros dos partidos da atual coligação Governamental, na sua residência, em Lecidere, arredores de Díli.
Existem suspeitas de que a resignação do chefe do executivo esteja eminente, a Lusa avançou na semana passada que Xanana Gusmão poderia resignar hoje. A agência de notícias portuguesa noticiou que segundo fontes governamentais, o PM iria fazer uma declaração ao país ontem, o que não aconteceu.
O citado jornal informou ontem que até à data o Presidente da República, Taur Matan Ruak, não tinha recebido a carta de resignação de Gusmão.
Está marcado um encontro entre Matan Ruak e Xanana Gusmão para esta tarde, às três horas da tarde, horas locais, avançou há umas horas a agência Lusa.
Embora haja especulações de que Xanana Gusmão possa resignar, é sabido que o primeiro-ministro está a remodelar o atual governo, tendo já demitido alguns ministros, entre eles a ministra das Finanças, Emília Pires, o ministro da Educação, Benedito Freitas e ainda o Ministro dos Negócios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Luís Guterres.
Existem relatos de que apesar do PM se resignar, Gusmão irá continuar dentro do governo como ministro do Desenvolvimento Nacional o que tem gerado um certo sarcasmo entre alguns timorenses que dizem que, " Xanana continuará no comando do país, tendo nas suas mãos todo o dinheiro e contratos, o próximo primeiro-ministro não passará de uma marioneta nas suas mãos."
Rui Araújo da Fretilin é apontado por muitos como o próximo primeiro-ministro acumulando também a pasta das Finanças. Araújo é visto por muitos timorenses como uma figura de "unidade e inteligente", embora haja receios de que seja " um jogo do Xanana para levar a Fretilin para a lama".
Proeminentes figuras da Fretilin estão já confirmadas como membros do próximo governo, nomeadamente Estanislau Aleixo da Silva e Inácio Moreira.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.