quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Longuinhos Monteiro pode ser o próximo ministro da Segurança

.

Timor Hau Nian Doben - 04 de fevereiro

O comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), Longuinhos Monteiro, é referido como o próximo ministro da  Segurança, informou hoje a comunicação social  local.

A possibilidade de Monteiro tutelar a pasta da Segurança está a gerar controvérsia entre entendidos na matéria de Defesa e Segurança do país, afirmando que é perigoso porque "ele é um criminoso e muito perigoso".

"É perigoso, porque ele é um criminoso e muito perigoso, não foi criminoso só antigamente, agora também. Ele está envolvido no tráfico da droga, particularmente no caso do Comandante Calistro, que o tribunal decidiu fazer novo julgamento, na verdade dois outros suspeitos deveriam de ser julgados também e eles são Longuinhos Monteiro e Xanana Gusmão", disse.

Existem também alegações de que o Comandante da PNTL esteja envolvido na compra de armas e o Timor Hau Nian Doben sabe que o Presidente  da Comissão B do Parlamento Nacional, David Dias Ximenes, "está muito preocupado com este assunto".

A mesma fonte adiantou que Longuinhos Monteiro," está envolvido na aquisição de barcos para a unidade marítima com uma companhia da qual ele é acionista. O irmão dele é um dos diretores desta companhia".

Para além de Longuinhos Monteiro, Cirilo Cristóvão, atual chefe dos Serviços de Inteligência, foi apontado como um forte candidato à pasta da Defesa.

Quadros da Fretilin foram também indicados como titulares de cargos ministeriais no próximo governo, nomeadamente Estanislau da Silva Aleixo, Inácio Moreira, Hernâni Coelho e Rui Araújo, este último foi apontado pelo próprio primeiro-ministro Xanana Gusmão, para seu sucessor.

De acordo com a agência Lusa, um comunicado da Presidência da República sobre este assunto é esperado "entre hoje e amanhã".
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.