terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Criticas à media de Taur Matan Ruak são injustas, ridículas e maldosas

.

Zizi Pedruco

Ontem e hoje não param as criticas aos membros do departamento da media da Presidência da República e não são justas chegando mesmo, na minha opinião, de serem ridículas e cheias de maldade.

Parece estranho estarmos aqui a defendermos a Presidência da República uma vez que por vezes o chefe de Estado é alvo de grandes criticas neste blogue, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, na verdade democracia é mesmo assim.

Ontem a media de Taur Matan Ruak fez uma postagem no Facebook enquanto decorria o Conselho de Estado, nesta publicação constava a agenda semanal do Presidente da República e foi quando os jornalistas que estavam presentes no Palácio Presidencial ficaram revoltados porque a informação foi facultada através da citada media social e não diretamente a eles no local.

O jornal Tempo Semanal acusou o chefe da Casa Civil, Dr. Fidelis Magalhães, de tentar ("koko") defender os membros do departamento de informação da Presidência porque ele disse, "Fui eu quem mandei pôr no Facebook...".

Mandou e muito bem Dr. Fidelis e, em vez de eu lhe acusar de falta de profissionalismo, eu só lhe tenho de agradecer pela sua preocupação em manter o público informado, através do maior meio de divulgação do mundo - Facebook.

Não há media mais poderosa nos dias que correm do que o Facebook. Este blogue que é visitado por milhares de pessoas diariamente, tem mais de meio milhão de visitas e mais de dois  milhões de paginas lidas, usa diariamente aquela rede social para obter informação e manter contacto com as fontes, três dos nossos membros "vigiam" constantemente o Facebook em busca de notícias, se em algum lado as notícias "rebentam" primeiro é no Facebook, por isso para divulgar e obter informação não há melhor.

As notícias não têm de ir ao encontro dos jornalistas, os profissionais de comunicação é que têm de as procurar estejam elas onde estiverem, era o que mais faltava! Até dá vontade de rir dos lamentos e criticas  infundadas a que a Presidência da República está a ser alvo, uma infantilidade, parecem caloiros, bem, se calhar nem os caloiros se atreviam a tamanha barbaridade.

Cancelar uma conferência de imprensa não é o fim do mundo, às vezes acontece, o que os jornalistas têm de fazer é "furar" e tentarem obter informações com outras pessoas que estiveram presentes na reunião,no caso de ontem, foi o que fez, e claro que muito bem o jornalista da Lusa que em pouco tempo escreveu logo uns quantos despachos, ele não ficou a lamentar-se, foi à procura de informação para escrever, olha, tivessem feito o mesmo, informavam o público e poupavam a vocês próprios de fazerem figuras tristes...

A media de Taur Matan Ruak é excelente, não lhes estou a fazer favor nenhum ao escrever isto, é que não faço favores a ninguém; diariamente existem informações ao público sobre as atividades do chefe de Estado, em pormenor, com dezenas de fotos para que nós estejamos a par do trabalho do Presidente da República. Eu pergunto, qual é o órgão de soberania timorense que nos fornece tanta informação todos os dias? Nenhum!Nenhum! Já para não falar que no Facebook o departamento de informação de Matan Ruak nos deixa comentar SEM NENHUMA CENSURA, eu sou testemunha disso, tantas vezes fui lá zangada e disse umas coisinhas más, mas os meus comentários NUNCA foram retirados, devem de ter ficado zangados (com razão) mas nunca retiraram. A isso eu chamo de democracia e fico no fundo comovida com a abertura dos "rapazes" de Taur Matan Ruak, é que eu às vezes passo-me e vou fazer uns desabafos menos convenientes. Mas eles são maiores do que eu...

Qual é a media timorense que quase que diariamente nos fornece informações em três línguas? Em Português, Tetúm e Inglês? E as fotos, que vejo muitos jornais timorenses a publicarem sem nenhuma referência aos autores da foto. É verdade, eu "roubo" também, mas faço sempre referência ao local onde assaltei, a menos que esteja inscrito na foto o nome da Presidência. Porque não vão exigir aos outros órgãos de soberania para nos fornecerem informações tão assíduas como a media de Matan Ruak? O Parlamento, por exemplo. Esses, só iam  escrever notícias numa língua, GAMANÇO! 

Criticam também o facto de quase tudo ser publicado no Facebook e não no "website" da Presidência da República. Nós nunca estamos contentes, não é verdade? Ora criticamos quando aparecem "websites" do governo que foram caros com pouca informação e da mesma forma forma criticamos quem nos fornece muita informação utilizando um meio súper eficaz e gratuito, afinal onde é que ficamos? Livra! Vamos lá ser coerentes!

Sabem, eu acho piada e ao mesmo tempo ridículo, é que a Presidência da República faz-nos o trabalhinho todo no Facebook, põem as notícias nas três línguas apenas numa postagem e ainda fotos, e nós pegamos no que queremos, é como ir a uma loja e escolher o que queremos e levarmos para casa, a diferença é que o serviço aqui providenciado é completamente gratuito...Se eles começarem a usar o "site" oficial, temos de carregar nas ligações e esperar que elas descarreguem, depois temos de procurar a língua que queremos dos documentos e é uma chatice dos diabos. Haja pachorra!

Na verdade, se a media da Presidência da República quiser continuar a ter sucesso, ignore estas criticas injustas e mesquinhas e continue a usar o Facebook como o seu maior veiculo de informação, os aparatosos "websites" nem sempre são os meios mais eficazes, jornalistas, políticos de todo o mundo, partidos políticos etc. usam o Facebook, porque será? Deve ser porque gostam de ver fotos e os "status" das pessoas? Ridículo!

Dizem alguns que "é falta de dignidade a instituição mais alta do Estado não utilizar um sítio oficial". Não é nada, falta de dignidade é não informar o público de forma nenhuma das atividades efetuadas pelos órgãos de soberania. Repito, exijam o mesmo ao Parlamento Nacional, que estes chupam o dinheiro do povo e ninguém sabe que raio de trabalho (se algum) eles fazem, aí a comunicação social já não se sente vitima? Mas que estranho...Porque isto de ir assistir às plenárias é o mesmo que ir a um circo cheio de palhaços mas sem piada nenhuma...

O Timor Hau Nian Doben gostaria de dar os parabéns à média do Sr. Presidente pelo seu compromisso desde o inicio (2012) de informar o público diariamente, em três línguas e com o profissionalismo com que o fazem. Em meu nome em gostaria de agradecer a não censura dos meus comentários bem como os meus "assaltos" às vossas maravilhosas fotografias.

Para além de ser extremamente eficaz o vosso departamento de informação é também democrático e dá a voz ao público para comentar nas vossas postagens. Muitos deviam seguir o vosso exemplo, assim se constrói uma sociedade livre e democrática.

PARABÉNS À MEDIA DE TAUR MATAN RUAK!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.