Timor Hau Nian Doben - 01 de agosto de 2014
Uma fonte próxima do governo que pediu o anonimato, disse ao Jornal Nacional Diário que a ministra das Finanças, Emília Pires, entregou a carta de resignação ao primeiro-ministro Xanana Gusmão e que a missiva vai ser processada no dia 22 de agosto.
De acordo com o matutino, desde de ontem que Emília Pires deixou de exercer as suas funções. As razões apresentadas para a sua resignação são ainda desconhecidas.
A ministra das Finanças, foi há uns dias constituída arguida num processo de alegada corrupção e abuso de poder. Emília Pires alegadamente aprovou um pagamento, para o fornecimento de camas para o Hospital Nacional Guido Valadares, a uma empresa da qual o seu marido, Warren McLeod, é proprietário.
Existem suspeitas de que o primeiro-ministro Xanana Gusmão possa também resignar neste fim de semana.
Uma fonte "importante" do Palácio do Governo informou ao referido jornal que Gusmão começou a arrumar o seu escritório no Palácio do Governo e levou documentos importantes para a sua residência em Lecidere.
"O primeiro-ministro Xanana Gusmão anteontem tirou todos os seus documentos importantes e levou para a sua residência em Lecidere", disse.
Amanhã e domingo o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) vai-se reunir e ouvir a decisão de Xanana Gusmão, no caso do chefe do governo resignar, o partido vai tentar encontrar quem o substitua.
O CNRT já disse que não aceita que o próximo primeiro-ministro venha da Fretilin, Partido Democrático ou outro, porque foi o partido de Xanana Gusmão que ganhou as eleições em 2012.
Xanana Gusmão anunciou publicamente a sua decisão de querer resignar no inicio do ano e disse que iria demitir-se após a cimeira de Díli.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.