segunda-feira, 15 de julho de 2013

OCUPANTES DO HOTEL RESENDE EXPULSOS BARBARAMENTE



Timor Hau Nian Doben/ACK - 15 de julho de 2013

Hoje, cerca das três horas da madrugada (horas de Timor-Leste), a polícia do distrito de Díli despejou os ocupantes do Hotel Resende, em Díli. A expulsão foi feita com máquinas pesadas e a polícia usou a força.

Os mais de quatrocentos ocupantes que viviam no Hotel Resende já lá habitavam há mais de dez anos, eles são estudantes universitários provenientes dos distritos e que estudam nas diversas universidades de Díli, capital da República de Timor-Leste.

De acordo com fontes credíveis, elas afirmaram que quando a polícia do distrito de Díli efetuou o despejo, houve confrontações entre a polícia e os ocupantes, e os agentes policiais capturaram sete indivíduos, que se encontram neste momento detidos na Esquadra da Policia do distrito de Díli.

No despejo foi utilizado maquinas pesadas bem como escavadeiras (bulldozers) para arrasar com os lugares dos ocupantes, eles tiveram de tentar salvar alguns dos seus bens para levarem e usarem num local ainda incerto que irão habitar.

De acordo com as informações recolhidas no local, os ocupantes levaram os seus bens para a frente do Hotel Resende e até agora eles não sabem para onde é que eles vão viver. Porque durante as negociações com o administrador do distrito de Díli, não chegaram a nenhuma solução e não foi encontrado um local alternativo para os estudantes habitarem quando tivessem de deixar a unidade hoteleira.

Os ocupantes do Hotel Resende são timorenses pobres, veem dos distritos para estudarem, não têm casa em Díli e agora não têm um lugar para morar. A ironia é que o povo tem de enfrentar o sofrimento enquanto os governantes gozam em casas luxuosas.

O desenvolvimento desta nação é afinal para quem?

Tétum-  Okupantes Otel Resende - Eviksaun ho aproximasaun bárbaro
,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.