segunda-feira, 10 de junho de 2013

S.E. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA O CENTRO DE FORMAÇÃO E EXTENSÃO AGRÍCOLA PE. DOMINGOS SEQUEIRA, RAILACO

,

Díli, 6 de junho de 2013 - Em Tétum e em Inglês aqui

S.E. o Presidente da República,Taur Matan Ruak, acompanhado da Primeira-Dama Dra. Isabel Ferreira, na quarta-feira fez uma visita ao subdistrito de Railaco, distrito de Ermera, com o fim de inaugurar o Centro de Formação e Extensão Agrícola Pe. Domingos Sequeira- Railaco, gerido pela Cooperativa Café Timor (CCT) com o apoio da USAID e NZAID.

S.E. o Presidente da República, Taur Matan Ruak, na sua intervenção, realçou a sua satisfação pelo programa de formação do referido centro: “Quero felicitar a CCT e a NCBA por esta conquista que não é apenas da comunidade timorense, mas também da comunidade internacional, porque hoje o café de Timor não é só conhecido em Timor, mas também no mundo.” 

 S.E. o Presidente da República também louvou a liderança, a estratégia e a capacidade de gestão da CCT, liderada por Germeninho Amaral dos Reis: “Manifesto a minha solidariedade, respeito e admiração pelo seu trabalho, e a capacidade de gestão da CCT pode ser uma referência de aprendizagem para o Governo.”

O Chefe de Estado agradeceu também aos parceiros envolvidos neste projeto: “Quero aproveitar também para agradecer aos parceiros que apoiaram a concretização deste centro agrícola, como os Estados Unidos da América, a Nova Zelândia e a diocese de Díli.”

Ao terminar a sua intervenção, o Chefe de Estado incentivou ainda os agricultores, “especialmente os de Ermera,a não aproveitarem apenas o café que os antepassados deixaram, mas procurarem estabelecer plantações novas”.S.E. o Presidente acrescentou ainda: “Apelo aos agricultores para que exploremao máximo o potencial do centro, e espero que o mesmo traga benefíciospara os agricultores.” 

Presentes na inauguração estiveram também membros do Governo, a embaixadora dos EUA e o embaixador da Nova Zelândia, o Presidente da UNI da diocese de Díli, dirigentes da NCBA e da CCT, e representantes dos agricultores. 

O Centro de Formação e Extensão Agrícola Padre Domingos Sequeira - Railaco foi estabelecido numa propriedade de 13 hectares pertencente àdiocese de Díli. O centro dispõe de uma área destinada a viveiros, processamento de café, árvores de frutos tropicais e demonstração de tratamento de café e cacau. Os agricultores têm à sua disposição formação em técnicas modernas e serão acompanhados por peritos do Instituto Agrícolade Bogor (IPB), Indonésia.

Editor Foto: Paizinho Tilman
Fotógrafo: Abick Carceres
— at Subdistritu Railako, Distritu Ermera.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.