sábado, 8 de junho de 2013

COMO VIVE TAUR MATAN RUAK E COMO VIVEM OS OUTROS...APRENDAM!

.

Lisa Fernandes

Circulam no Facebook estas fotografias desta casa, que supostamente pertence ao secretário-geral da Federação de Futebol de Timor-Leste (FFTL), Sr. Amândio, e estas fotos têm gerado perguntas parecidas com esta, " Como é que uma pessoa como o secretário-geral da FFTL tem dinheiro para construir uma casa destas?".

De acordo com o que está escrito na legenda das fotos, " Esta casa que está em construção pertence ao secretário-geral da FFTL, senhor Amândio, e o local é Kampung Merdeka, Comoro, Díli, Timor-Leste. Todos os trabalhadores e empreiteiros são indonésios."

Não nos cabe a nós julgar o secretário-geral da Federação de Futebol do país, ou dizer que a proveniência do dinheiro é ilegal, mas em qualquer outro país do mundo, a ostentação descarada de riqueza levanta suspeitas, e os indivíduos que ostentam um património que vai para além do que podem justificar com os seus rendimentos, são alvo de uma investigação pelas autoridades competentes - em Timor-Leste cabe à Comissão Anticorrupção de averiguar estas suspeitas e preocupações legítimas do cidadão comum.
.

Este caso não é o único, a ostentação de riqueza em Timor-Leste é aberrante e vergonhosa, começando pelo parque automóvel (parece Hollywood) acabando nas casas, muitas vezes até dão vontade de rir, porque estas habitações são de tão mau gosto, que se topa logo que são pertença de novos-ricos... Coitadinhos.

A CAC faria um grande favor ao povo timorense, se investigasse a procedência do dinheiro para a construção desta casa luxuosa do secretário-geral da FFTL. É que, "Quem cabras não têm, cabritos vendem, donde lhe vêm não se entende."

 Mas nem tudo está perdido em Timor-Leste, a dignidade e a nobreza de alguns políticos timorenses está bem patente no seu " modus vivendi".  Em baixo eu publiquei umas fotos ( há mais, vale a pena ir lá espreitar)  de uma casa timorense que " roubei" no Facebook e adivinhem lá a quem pertence este  barracão? Escrevo barracão porque é mesmo um, e não pretendo de maneira nenhuma ofender os seus proprietários, pelo contrário!


Pois é... Esta casa é a residência do Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak! Segundo sei, custou apenas umas poucas dezenas de milhares de dólares para ser construída, eu escrevi POUCAS DEZENAS DE MILHARES E NÃO CENTENAS DE MILHARES!

Em conversa com um amigo nosso do blogue a quem mostrei as fotos ele disse,"  O facto de existirem líderes que fazem casas de centenas de milhares, ou milhões, ou residências oficiais com o dinheiro do OGE, apenas revela a falta de humildade dessas pessoas e a ausência total de espírito de entrega à missão que o Povo lhes conferiu,  eles pagarão a fatura um dia."


Muitas vezes nós próprios neste blogue, pensamos que o Chefe de Estado faz parte da "corja de bandidos" - gato escaldado tem medo de água fria - e criticamos forte e feio o senhor Presidente, principalmente aquela maluquinha e revoltada da Zizi Pedruco, que embirrou que sozinho, Taur Matan Ruak TINHA de fazer um milagre e tirar o povo da miséria e pobreza. Taras daquela mulher que às vezes fica obcecada e enraivecida com o sofrimento do povo e peca pela falta de lucidez de pensamento e zás! Não creio que haja quaisquer dúvidas que o povo de Timor-Leste, goza do privilégio de ter um homem decente como Presidente da República de Timor-Leste, não restam muitos como ele, infelizmente.

O general Ruak já se tinha recusado de ir viver no Palácio de Lahane, contudo, foi ambíguo nas suas justificações, não explicou ao povo o porquê de não querer ir viver no " palácio cor-de-rosa", o que deu azo a que muitos insinuassem que estava a construir uma grande casa numa encosta em Metiaut, que tinha planos para uma casa melhor, etc... Quando contei isto ao meu amigo ele disse logo, " De facto, a má-língua deve ser o hobby mais praticado em Timor-Leste...".

Nenhuma das razões acima mencionadas são verdadeiras, Matan Ruak NÃO está a construir nenhuma casa - nem o vai fazer num futuro próximo - e  recusou-se a viver em Lahane porque, " O Presidente  sempre disse que não queria ir viver para a residência oficial em Lahane e que preferia viver numa casa cujos custos pudesse suportar e que não ostentasse uma riqueza ofensiva para um Povo tão pobre. "
.

O Chefe de Estado preferiu ir viver num  barracão para não ofender o povo, quantos líderes timorenses teriam esta hombridade? NENHUM! A DIGNIDADE DE TAUR MATAN RUAK NO SEU MELHOR! 
.
Os senhores leitores sabiam que, depois da comunicação social ter denunciado os custos da residência oficial, que estava a ser construída para a ministra das Finanças, Emília Pires, alguns membros do governo tentaram " despacha-la" para Matan Ruak, que como devem já calcular, recusou o " presente" porque já tinha uma casa - o barracão.

Realmente, perante a humildade do Chefe de Estado, é de facto vergonhoso ver cidadãos timorenses, membros do governo e demais escumalha, a agirem de um modo tão pretensioso e cheio de ganância. Talvez devesse de ser leitura obrigatória no Parlamento Nacional, no Palácio do Governo, escolas, universidades e demais instituições, a biografia de Taur Matan Ruak, para aprenderem a serem homens e mulheres dignos de serem chamados filhos de Timor-Leste!
.


"A humildade é um privilégio dos grandes" e Taur Matan Ruak é grande, muito, muito grande! VIVA TAUR MATAN RUAK!!!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.