Jornal Independente - De : Raimundo Oky - 6 de março de 2013
DILI – O Conselho de Ministros aprovou a
resolução que autoriza a Polícia Nacional de Timor Leste intervir nas
actividade do grupo do CPD-RDTL em Welaluho, sub-distrito de Fatuberliu
do distrito de Manufahi.
O Comandante-Geral da PNTL, Comissário Longuinhos Monteiro informou que o Governo já autorizou a Polícia Nacional de Timor-Leste, através da Resolução aprovado no Consehlo de Ministros para intervir nas actividades do grupo do CPD-RDTL em Welaluho.
A Resolução do Governo foi recebida pelo Comando da PNTL no dia 25 de Fevereiro, solicitando à polícia para aplicar medidas necessárias ao grupo do CPD-RDTL que se encontram actualmente a ocupar ilegalmente as propriedades da comunidade de Welaluho, informou ainda Longuinhos Monteiro.
Na resolução, a PNTL é atribuida, em primeiro, a responsabilidade de fazer aproximação com o grupo CPD-RDTL, segundo retirar obrigatória e o ultimo caso usar força, caso registar algumas reacção física contra a polícia, disse o Comandante-Geral da PNTL.
“ Nós iremos tentar, com todos os meios retirar o grupo do CPD-RDTL de Welaluho, mas devemos começar com a aproximação, de acordo com a resolução do Governo, seguido de retirada obrigatória e recorrer à força, caso registar alguma reacção física contra a polícia”, adiantou Longuinhos Monteiro.
Na resolução, o Governo solicitou também à PNTL para prevenir causas que tornam como ameaça à comunidade, informou o mesmo.
Por isso, disse o Comissário da polícia, a PNTL já iniciou com as actividades de aproximação com as autoridades locais e a comunidade de Welaluho.
Baseando a resolução do Governo, Longuinhos Monteiro informou que o comando já mobilizou uma equipa composto por elementos da Unidade Especial da Polícia-UEP em Fatuberliu a fim de identificar e aproximar à comunidade antes de implementar a resolução.
“ Já iniciamos com as operações de revista às pessoas que circulam nas àreas onde se desenvolvem as actividades do grupo do CPD-RDTL, incluindo aqueles viajam de Dili para Welaluho. Caso o grupo demonstrar a boa vontade de regressarem às suas residências, a PNTL disponbilizará transportespara os facilitar” adiantou o Comandante-Geral da PNTL.
Actualmente já se encontram instaladas 8 Postos de Observação da Polícia em Welaluho.
Por outro lado, o Vice Primeiro-ministro, do GovernoFernando Lasama de Araújo informou que a resolução tem como objectivo principal manter a estabilidade à comunidade do distrito de Manufahi, essencialmente aqueles que vivem em Welaluho.
,
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.