sábado, 2 de fevereiro de 2013

MALNUTRIÇÃO EM TIMOR SUBIU PARA 58 POR CENTO

.
Foto de AB - Esta imagem demonstra muito bem o problema da FOME no país!


Jornal Nacional Diário - Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN

De acordo com as estatísticas da agência Internacional da ONU, UNICEF, o fenómeno da malnutrição em Timor-Leste subiu para 58 por cento. Estes números demonstram que Timor-Leste encontra-se em terceiro lugar entre os países asiáticos, onde a população vive "dentro" da malnutrição.

O representante da UNICEF, Honggwel Gao, disse que a saúde e a nutrição são fatores fundamentais para o crescimento das crianças e são também importantes para o desenvolvimento humano da nação.

A prevalência da malnutrição entre as mães e os filhos, incluindo a deficiência da micro nutrição é bastante elevada em Timor-Leste, estes dados são baseados numa sondagem efetuada à saúde e à demografia entre 2009 e 2010.

De entre dez crianças, seis são baixas (58%) e sofrem de malnutrição, 19 por cento dos meninos são severamente afetados pela subnutrição e magreza e 45 por cento das crianças, não atingem o peso ideal.

O vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama de Araújo admitiu que a malnutrição continua a ser um grande problema para Timor-Leste, porque muitas crianças com idades abaixo dos cinco anos têm braços e pernas magras e barrigas grandes " secas".

"Eu chamo a atenção do ministro da Saúde, Sérgio Lobo, aos seus dois vices e ainda aos diretores e aos funcionários, para trabalharem mais arduamente para reduzir e prevenir a percentagem da malnutrição em Timor-Leste", declarou Fernando La Sama na passada quarta-feira, no seu discurso da abertura da reunião sobre a validação e a revisão estratégica sobre a nutrição, no Hotel Timor.

Nota do blogue: ISTO É UM CRIME, SENHORES GOVERNANTES! VOCÊS TÊM DE SER LEVADOS À JUSTIÇA PARA RESPONDEREM PELOS VOSSOS  CRIMES CONTRA O POVO TIMORENSE!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.