terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Presidente da República promove o diálogo com a comunidade do subdistrito de Bazartete

,
Foto, Presidência da República - Facebook 

Díli, 21 Janeiro 2013: O Presidente da República, Taur Matan Ruak, acompanhado pelo Secretário de Estado da Segurança, o Secretário de Estado da Defesa, a Embaixadora dos Estados Unidos e alguns assessores, realizou esta sexta-feira (18/1/2013) uma visita de trabalho ao subdistrito de Bazartete, distrito de Liquiça. 

À semelhança dos restantes distritos já visitados, o Chefe de Estado apelou ao trabalho árduo e à colaboração com o Estado e o Governo, contribuindo assim para o desenvolvimento nacional. Na mesma ocasião, o Presidente apresentou a sua visão para os seus cinco anos de mandato.

Taur Matan Ruak disse que Bazartete é um local inspirador para os guerrilheiros, pois foi neste subdistrito que nasceu Nicolau Lobato, um grande herói que lutou até à morte para libertar a nação das forças ocupantes.

Ainda durante a sessão, a comunidade apresentou como principais problemáticas locais as condições das estradas que fazem a ligação entre distrito, subdistrito e suco, a falta de água potável, a falta de qualidade dos projetos de infraestruturas rodoviárias, a questão da falsificação dos documentos dos veteranos, a descida do preço do café e o aumento do preço do arroz.

A comunidade solicitou ainda o estabelecimento de um posto de Polícia em cada suco e questionou sobre o arranque do projeto de construção de cinco casas por aldeia e o alcance das metas de desenvolvimento dos sucos. Em relação à falta de qualidade dos projetos de infraestruturas rodoviárias, o Presidente da República lamentou a falta de responsabilidade e seriedade das empresas.

‘Como Presidente da República preocupo-me com a qualidade dos projetos em Timor-Leste. É deitar dinheiro para o lixo. Falamos mal da Indonésia, mas somos ainda piores. Mas espero que o V Governo Constitucional dê atenção a esta problemática que acontece em todo o território. Se não sabemos fazer bem, é preferível nem o fazermos para que não seja um motivo de vergonha,’ disse o Presidente.

Sobre a questão dos veteranos, o Chefe de Estado solicitou aos veteranos que aguardassem a criação de um Conselho de Combatentes.

No final do encontro, o Chefe de Estado garantiu que irá transmitir estas preocupações ao Governo. No diálogo participaram os chefes de suco do subdistrito de Bazartete, o administrador de subdistrito e cerca de 600 membros da comunidade local.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.