terça-feira, 8 de janeiro de 2013

LERE NÃO CONCORDA COM O REGRESSO DAS MILÍCIAS A TIMOR

.

Jornal Timor Post - Terça-feira, 08 de janeiro de 2013 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN 

O major-general das Forças de Defesa de Timor-Leste ( F-FDTL), Lere Anan Timur, não concorda com o regresso dos ex-autonomistas a Timor-Leste. 

"Eu ouvi que os nossos companheiros timorenses em Atambua querem regressar a Timor, eu não concordo com isto, apesar de alguns dos nossos governantes quererem criar a unidade nacional", declarou o major-general aquando da entrega dos certificados aos membros da organização Sagrada Família, no passado sábado, no suco de Bidau, em Díli. 

O ex-comandante da guerrilha disse que, ele não concorda, porque receia que se ecluda de novo um conflito de terras e outros, entre o povo que está em Timor e os timorenses que regressam. 

Lere continuou dizendo que, os timorenses que estão em Atambua, quando regressarem não têm mais direitos sobre as riquezas (bens) que deixaram em Timor, ou nos seus locais de nascimento. 

O major-general de duas estrelas lamentou bastante o facto de há pouco tempo, um timorense de nome Hércules ter chegado ao aeroporto de Cômoro, e a polícia o ter recebido como um presidente. 

"Para mim, ele (Hércules) nunca vai ser grande, pode ser rico mas quando no passado não defendeu a independência, ele é sempre um timorense de baixo nível. Para a polícia o ter recebido como um presidente, isto já é demais, e rebaixa a dignidade de Timor", disse Lere. 

Depois deste acontecimento, eu ouvi que este autonomista entrou em Timor com pistolas e que a polícia apenas deixou passar. 

O major-general de duas estrelas prometeu que, quando o Hércules regressar outra vez, ele vai mandar prende-lo e depois ele (Lere) assume a responsabilidade. 

 Por este motivo, qualquer pessoa não pode vir brincar com a "vida" (funcionamento) do Estado timorense, porque Timor-Leste é agora uma nação e não uma província. 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.