terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Timor-Leste pode prender Hércules legalmente - média indonésia omite pormenor importante

.
Foto, TRIBUNNEWS.COM
Lisa Fernandes

Uma notícia veiculada pelo jornal Timor Post  e publicada neste blogue com o titulo "Lere La Konkord Eis Milisia Fila Mai Timor" e que foi posteriormente traduzida por mim para o Português,está a fazer furor nos círculos políticos da Indonésia.

O Timor Hau Nian Doben tem sido citado por vários jornais da Indonésia e o assunto chegou já ao Parlamento do país. Sentimo-nos de certo modo " responsáveis" pelo que está a ser dito, e principalmente, porque o nome de um grande senhor timorense está na baila -  General Lere Anan Timur. Os senhores não tenham dúvidas, que aqui neste blogue nós temos um grande respeito pelo Sr. General.

Para mim, que traduzi a notícia, acho que a média indonésia omitiu - deliberadamente ou não - um pormenor importantíssimo das declarações do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Timor-Leste. Acreditem senhores leitores, as traduções feitas por este blogue são feitas com muito rigor e veracidade, é um ponto de honra nosso. A tradução desta notícia feita por alguns jornais indonésios peca, na minha opinião, pela falta de exatidão quando citam as declarações de Lere Anan Timur.

"Para mim, ele (Hércules) nunca vai ser grande, pode ser rico mas quando no passado não defendeu a independência, ele é sempre um timorense de baixo nível. Para a polícia o ter recebido como um presidente, isto já é demais, e rebaixa a dignidade de Timor", disse Lere.

Depois deste acontecimento, eu ouvi que este autonomista entrou em Timor com pistolas e que a polícia apenas deixou passar.

O major-general de duas estrelas prometeu que, quando o Hércules regressar outra vez, ele vai mandar prende-lo e depois ele (Lere) assume a responsabilidade."

Estas foram com exatidão as palavras proferidas por Lere Anan Timor e que estão a gerar furor na Indonésia, mas ninguém se lembrou de escrever e debater o facto de o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas timorense ter declarado que há suspeitas de Hércules TER ENTRADO EM TIMOR-LESTE COM PISTOLAS. Porquê que omitiram este pormenor tão importante?

"Você não pode prender arbitrariamente os cidadãos de outros países, nem os soldados timorenses que tentarem prender Hércules. Claro que isto é de lamentar ", disse o vice-presidente da Comissão I, TB Hasanuddin, em Jacarta, no passado sábado, no Parlamento da Indonésia."

Qualquer pessoa que entra num país e é portador de armas sem a autorização da nação que visita, está a cometer um crime, e pode e deve de ser detido pelas autoridades locais, estamos entendidos? Se entrarmos na Indonésia  com pistolas, somos ou não presos? Pois... Deste pormenor, os indonésios, esqueceram-se!

"Enfim, por quê que o Comandante Militar timorense falou desta maneira ", disse o ex-secretário militar durante o governo da presidente Megawati Soekarnopuri."

Porque é ao comandante militar timorense a quem cabe defender esta nação independente e soberana contra qualquer tipo de ameaça que ponha a segurança de Timor-Leste em perigo, incluindo pessoas que entram no país supostamente armadas e com intenções duvidosas, como o Sr. Hércules!

Em vez de andarem a tentar sujar o grande nome do General Lere Anan Timor, seria melhor se a Indonésia abrisse um inquérito a Hércules para apurar a veracidade da alegação do porte de armas aquando da sua chegada a Timor, afinal, ele é um cidadão e um político indonésio.

O chefe do Estado-Maior timorense é um líder timorense EXTRAORDINÁRIO e goza de um privilegio que muitos dirigentes deste país outrora tiveram, e perderam - O PROFUNDO RESPEITO DOS TIMORENSES! Tenho a certeza absoluta de que a maioria de nós, timorenses, apoiamos incondicionalmente as declarações de Lere que estão a gerar polémica no país, que invadiu e chacinou centenas de milhares de timorenses, durante a sua sangrenta invasão que durou 24 anos.

General Lere Anan Timur tem a razão, a lei e a sua admirável reputação de herói timorense do seu lado, e os que defendem Hércules, o que têm de bom dele para o defenderem? Nesta troca de palavras, ganha indubitavelmente Lere Anan Timur! INDUBITAVELMENTE!

Se todos os líderes timorenses fossem íntegros, nobres e nacionalistas como o Sr. General Lere  Anan Timur, Timor-Leste seria o país que todos os timorenses sonharam, justo, seguro e próspero!

Post Scriptum -  Foi-me alertado de que a eventual prisão de Hércules cabe à polícia Timorense e não às Forças Armadas, eu já sabia disso. Mas podemos confiar numa polícia que trata um alegado portador de armas como se fosse um presidente? Não sejamos ingénuos, todos sabemos que a responsabilidade da segurança do país está nos ombros do General Lere Anan Timur. Lembram-se do que aconteceu no passado julho, na confusão do resultado do anúncio do CNRT, com quem este partido iria formar governo, e quando um membro da PNTL alegadamente assassinou a sangue frio um estudante timorense? Quem foi que teve de intervir e acalmar a situação entre os jovens? Lere Anan Timur! Se não fosse ele, provavelmente teríamos mais vidas perdidas! É com ele e com a sua perspicácia e profissionalismo com quem Timor-Leste pode contar para a sua segurança e estabilidade, que não restem dúvidas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.