sábado, 12 de janeiro de 2013

FRETILIN DESAFIA MF DO IV GOVERNO A DAR PROVAS DO SUCESSO

.

Jornal Timor Post - Sexta-Feira, 11 de janeiro de 2013 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN

A bancada parlamentar da Fretilin desafiou a ministra das Finanças, Emília Pires, a apresentar provas do sucesso e do desenvolvimento físico que indica o êxito do trabalho do ministério das Finanças durante o IV governo.

"Neste programa de hoje (10 de janeiro), apresentado pela ministra das Finanças, ele é apenas muito bonito, por isso, nós exigimos ao governo para mostrar o sucesso que foi implementado, nos últimos cinco anos", declarou o deputado da bancada da Fretilin, Inácio Moreira, no Parlamento Nacional quando se efetuou uma audiência com a ministra das Finanças.

"Antes de debatermos (o orçamento) na generalidade e na especialidade, eu peço à ministra das Finanças para explicar bem, quantos projetos foram abandonados desde 2008 até agora, quantos projetos foram feitos desde 2008 até à data e que ainda não foram completados, quantos projetos tiveram sucesso, qual é o total do orçamento do " rol over" de 2012 para 2013, para que desta forma, o público possa saber", questionou Inácio Moreira.

Para além de Inácio Moreira, o deputado Mateus de Jesus, da bancada do CNRT, demonstrou preocupações semelhantes, o plano apresentado agora pela ministra das Finanças é muito bonito, mas na realidade, na sua implementação física não existem progressos nem desenvolvimento para o povo e para o país. Isto é o que gera a tristeza em todas as pessoas, porque o Parlamento Nacional aprovou um grande orçamento, mas muitos projetos estão parados, mas o governo não presta atenção.

"Os factos demonstram que a estrada de Tunu Bibi para Maliana, que foi entregue ao governo há duas semanas, o alcatrão está já " aberto", isto mostra-nos que o governo não tem controlo nos projetos que adjudicam às companhias, porque não têm qualidade. Então, o Orçamento do Estado é gasto à toa, isto é devido à incapacidade do governo", acusou Mateus Jesus.

Por este motivo, Mateus sugere que no próximo ano, o governo não pode apenas ver os relatórios que são apresentados pelas companhias, é melhor o governo ir ao terreno (local) e ver a obra antes de efetuar o pagamento, se não tiver qualidade manda fazer mais uma vez.

Contudo, a ministra das Finanças, Emília Pires, na audiência com o Parlamento Nacional disse que, o sucesso durante os últimos anos foi porque o IV governo fez muitas coisas e os seus resultados deram benefícios para o povo.

"A realidade que nós vemos é a que, o centro do óleo pesado em Hera deu luz para o povo, e estão também incluídos outros sucessos que vocês não mencionaram", respondeu Emília.

Emília acrescentou ainda que o orçamento para o ano de 2013 tem um montante de $1.797.50 e já foi definido que, 40 por cento é para o desenvolvimento e 60 por cento será executado pela máquina estatal.

"Eu acredito que o orçamento deste ano vai ser o suficiente para assegurar o progresso e o desenvolvimento nesta nova nação, através das áreas da educação, saúde, infraestruturas e outras", disse.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.