quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Apelos a Xanana para remodelar governo - Carrascalão reconhece visão de Alkatiri para Timor

.

Jornal Timor Post - Quarta-feira, 09 de janeiro de 2013 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN

Se confrontarmos com a realidade, alguns membros do governo não têm capacidade, começa agora a surgir nas esferas politicas a pergunta de como é que o primeiro-ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, vai usar a sua competência para remodelar a estrutura do governo.

De acordo com o ex-vice-primeiro-ministro para os Assuntos de Administração durante o IV Governo Constitucional, Mário Carrascalão, ele afirmou que é necessário um acordo para abranger a oposição, contudo, ele observa que a maioria do partido, Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), não tem vontade de aceitar a oposição.

"Por outro lado, nós observamos que existem muitas pessoas competentes na UDT, Fretilin, PSD e na ASDT, isto não significa que todos têm de fazer parte do governo, mas é necessário valorizar as pessoas que são competentes", declarou Mário Carrascalão na passada terça-feira ao Timor Post, no Hotel Timor, em Díli.

Ele disse ainda que, se querem fazer uma remodelação, tem de haver uma plataforma de entendimento que, pode haver haver diferenças políticas mas há que pôr prioridade nas questões nacionais, como a questão do petróleo, aqui todos têm de concordar, que (o gasoduto) tem de vir mesmo para Timor-Leste. Outra questão a concordar é a redução da corrupção, a oposição e a maioria governamental têm de estar de acordo.

" Eu penso que a oposição tem de estar preparada, eu vejo pessoas como o Alkatiri, a sua visão é também boa para Timor, eu também não creio que a oposição vá aceitar uma remodelação para trabalhar em conjunto com os ministros que não estão " limpos" no seu trabalho, porque eles não querem sujar o nome da Fretilin", declarou Carrascalão.

Carrascalão reconheceu que Timor-Leste tem muitas pessoas com o mestrado, mas é necessário que se valorize as pessoas que já prestaram um bom serviço a Timor Leste, não podem escolher (contratar) apenas pessoas com caras bonitas e depois estas não sabem fazer os seus trabalhos, isto não é bom.

Ele frisou ainda que alguns líderes que fizeram parte do IV Governo Constitucional, não merecem estar a ocupar os cargos no V Governo Constitucional, porque estes agora que fazem parte do Bloco de Coligação já demonstraram a sua prestação de serviços no passado.

O ex-governador do tempo da Indonésia acrescentou que, alguns membros do governo têm de fazer estudos comparativos com outros países, nomeadamente Cabo Verde, que é uma nação que não tem as riquezas como as de Timor-Leste, mas que tem o dinheiro dos imigrantes, e aproveita este dinheiro como deve de ser, por isso mesmo, Timor-Leste tem de fazer um estudo para ver a experiência desta nação.

Mário Carrascalão afirmou que o executivo anterior, governou com impunidade, as pessoas que cometeram crimes, não foram punidas, por este motivo, eles continuaram a cometer delitos, porque se o governo quer " limpar" a corrupção, tem de " limpar" desde o pequeno ao grande (crime).

"Anteriormente no IV governo, eu próprio sei o passado deles, na verdade eles não podem fazer parte do atual governo, mais, eu não sei se eles agora conseguem mudar os seus comportamentos. Eu penso que quando nós cometemos alguma infração na nossa própria casa, então, para a casa dos vizinhos, nós vamos continuar sempre a fazer", concluiu Carrascalão.
,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.