Jornal Independente - Segunda-feira 22 de outubro de 2012 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN
O primeiro-ministro (PM) Xanana Gusmão está zangado e bastante preocupado com alguns timorenses que tentaram vender o país para outras nações, nos últimos cinco anos.
"A minha preocupação é esta: alguns timorenses quiseram vender a nossa terra, esta foi a maior dificuldade que enfrentei nos cinco anos passados, " disse o PM Xanana Gusmão, no passado sábado, durante a inauguração da Universidade de Díli (UNDIL).
Ele não quis dizer os nomes das pessoas que tentaram vender Timor-Leste, mas o PM Xanana disse que, " foram as pessoas que em 1975 trouxeram a guerra para Timor-Leste. Estas pessoas foram as que nos levaram para a guerra, " gritou o PM Gusmão.
Relacionado com esta preocupação, o líder da resistência apelou aos docentes da UNDIL e às outras universidades e aos professores em todas as escolas para ensinarem a Educação Cívica aos estudantes, para estes serem nacionalistas para com a terra deles.
"Vocês os docentes, não ensinem apenas a Ciência, ensinem também o amor para com esta terra, este processo tem de fazer dos estudantes bons cidadãos, de modo a preparar os jovens como uma semente para o futuro desta terra," disse.
Os estudantes e os jovens têm de se preparar para liderarem a nação no futuro, senão esta terra vai desmoronar-se, quando não existirem mais os líderes de 1975.
"Nós temos de procurar direcionar a nossa inteligência e pensarmos em servir ainda melhor, se vocês não se prepararem bem, nós vamos desaparecer, vocês têm de se prepararem bem para suportarem (defenderem) na mesma esta terra," concluiu o PM Gusmão.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.