quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MARI ALKATIRI:" GOVERNO DE XANANA VAI APROVAR ORÇAMENTO DE OSTENTAÇÃO E ESBANJAMENTO"

.

TIMOR HAU NIAN DOBEN - 17 de outubro de 2012 

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, na sua página do Facebook, acusou o executivo de Gusmão de ir aprovar um Orçamento de " ostentação e esbanjamento". 

 Mari Alkatiri escreveu que Xanana e os seus aliados, mais uma vez, " vão aprovar um Orçamento de ostentação e esbanjamento " e explicou ainda que,  "cada idoso, viúva, cada órfão e alguns veteranos vão receber algumas benesses de modo a adormece-los, e de lançar areia para os olhos do povo".

Alkatiri acrescentou que, "uma minoria de timorenses que se enriqueceu à custa dos recursos públicos ficará cada vez mais rica enquanto a pobreza aumenta no seio do povo". 

 O vice-primeiro-ministro do governo de Gusmão, La Sama de Araújo, em declarações ontem ao jornal Timor Post afirmou que, " ... a corrupção, conluio e o nepotismo que surgiram no país é o motivo de muitos timorenses continuarem pobres". 

Timor-Leste apesar dos seus riquíssimos recursos naturais é considerado um dos países mais pobres do Sudoeste Asiático, onde mais de metade da população vive abaixo do limiar da pobreza. 

Em Novembro do ano passado, a Relatora Especial para a extrema pobreza e direitos humanos, Magdalena Sepúlveda, no seu relatório sobre a pobreza em Timor Leste afirmou que, " Nem todos os timorenses beneficiaram do crescimento económico do país" e que, " Dos 75 por cento da população que vive nas áreas rurais, a maioria permanece entrincheirada em ciclos de pobreza durante gerações ". 

 Os próximos cinco anos vão ser fulcrais para  o desenvolvimento da economia e para o povo,  este governo será o ultimo a ter orçamentos milionários e deveria de investir nos setores não petrolíferos, para que a economia timorense possa sobreviver quando o petróleo " secar". 

Se este executivo não gerir como deve de ser o dinheiro que tem agora, as futuras gerações irão pagar caro os seus erros, Timor-Leste irá estar perante uma tragédia humana e corre o sério risco de se tornar num Estado falhado. 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.