Díli, 25 out (Lusa) - O representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Finn Reske-Nielsen, disse hoje esperar que o Conselho de Segurança da ONU anuncie formalmente, em novembro, o fim do mandato da Missão Integrada das Nações Unidas naquele país.
"Este país fez imensos progressos nos últimos dez anos, pode caminhar pelos seus próprios pés, e espero que no próximo mês o Conselho de Segurança da ONU anuncie formalmente que a missão de manutenção de paz termina no final do ano", afirmou Finn Reske-Nielsen.
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) termina o seu mandato a 31 de dezembro e as autoridades timorenses já informaram as Nações Unidas, que não pretendem ter no país mais missões.
O representante do secretário-geral da ONU falava aos jornalistas no final de uma conferência, organizada pela UNMIT, sobre promoção da democracia, que teve como único orador o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.
O Presidente, que não prestou declarações à imprensa no final da conferência, pediu aos timorenses para trabalharem pelo seu país, dialogarem, estarem unidos e terem orgulho da sua identidade.
Sobre a conferência, Finn Reske-Nielsen lembrou que a "democracia não é uma coisa que acontece".
"A democracia precisa de ser desenvolvida ao longo dos tempos e (...) é muito importante que os líderes e a população interajam para se compreenderem uns aos outros", disse.
MSE. // DM.
Lusa/Fim
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.