Por Manolo Serapio Jr - Terça-feira, 16 de outubro de 2012 - REUTERS -Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN
* Timor Leste e Woodside discordaram sobre como desenvolver gás
* Woodside diz que reuniões com Timor-Leste continuam
SINGAPURA, 17 de outubro (Reuters) - A Austrália antecipa uma decisão sobre o desenvolvimento dos recursos de gás no Mar de Timor no próximo ano e espera que Timor-Leste honre um tratado entre os dois países para desenvolver o gás, disse o ministro Australiano dos Recursos.
Martin Ferguson respondeu aos relatos da média local de que Timor-Leste estava prestes a afastar-se de um tratado entre os dois países, para desenvolverem o recurso.
"Evidentemente que nós estamos a pensar em avançar e alcançarmos algumas decisões (sobre o campo de gás do Mar de Timor) durante os próximos 12 meses ou mais", disse Ferguson numa entrevista à Reuters na terça-feira, em Singapura.
"Timor-Leste e a Austrália assinaram livremente um tratado há alguns anos. Nós vamos honrar o tratado, esperamos que Timor-Leste faça o mesmo".
Os responsáveis em Timor-Leste não puderam ser imediatamente contactados para comentarem. A companhia Australiana de petróleo e gás, Woodside Petroleum e Timor-Leste estão encravados há já uns anos num debate, por vezes amargo, em como desenvolver os campos do Greater Sunrise.
A Woodside prefere construir uma plataforma flutuante de gás natural liquefeito, que a empresa diz que seria a opção menos dispendiosa.
Timor-Leste quer um gasoduto em terra, dentro das suas fronteiras e argumentou que irá proporcionar mais empregos e desenvolvimento económico.
A "Australian Broadcasting Corporation" informou na terça-feira que um advogado do governo timorense estava na Austrália a fazer um "lobby" entre os funcionários do governo em Camberra e disse que a pequena nação pode "facilmente encontrar um novo parceiro" para desenvolver o gás. Mas Ferguson disse que Timor Leste não comunicou esta intenção ao seu departamento.
"Os comentários feitos publicamente, certamente que não foram feitos privadamente em discussões com o meu departamento na semana passada. (O advogado) não é o governo de Timor-Leste, ele é um representante de um escritório de advocacia dos EUA,",acrescentou Ferguson.
A Woodside disse na quarta-feira que continua a negociar com Timor- Leste e que se reuniu com o governo timorense em setembro, e que foi aprovado um calendário para uma série de reuniões futuras, para compartilharem dados técnicos sobre os planos de desenvolvimento de gás.
"Estamos ansiosos para uma discussão mais aprofundada sobre o desenvolvimento do Greater Sunrise", disse um porta-voz num comunicado enviado por email à Reuters. (Reportagem de Rebekah Kebede; edição de Joseph Radford).
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.