Díli, 23 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse hoje à agência Lusa que ainda não há data para a adesão do país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) dado que Singapura tem ainda algumas reservas.
"Neste momento não temos nenhuma data marcada para Timor-Leste entrar na ASEAN. Deixemos que isso seja uma decisão por consenso dos membros da ASEAN", afirmou José Luís Guterres.
Segundo o chefe da diplomacia timorense, Singapura continua a ter algumas reservas em relação à admissão de Timor-Leste, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
O chefe da diplomacia timorense falava à Lusa no final de uma conferência para discutir o futuro papel da comunidade internacional no apoio a Timor-Leste após o final da Missão Integrada ONU (UNMIT) no país.
"Não é que estejam contra a nossa participação na ASEAN, mas querem que nos preparemos para essa entrada", explicou, acrescentando que o seu homólogo de Singapura vai realizar uma visita oficial a Timor-Leste no próximo mês, sem precisar a data.
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido o ano de 2015.
MSE // VM.
Lusa/Fim
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.