segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FRETILIN NÃO RESPONDE À CARTA DE XANANA

.

Jornal Independente - 06 de agosto de 2012 - Tradução de TIMOR RAI MURAK

O partido histórico Fretilin, não quer responder à carta do presidente do Bloco de Coligação, Xanana Gusmão, porque considera que a carta chegou tarde demais.

Na carta, Xanana pedia para figuras da Fretilin se envolverem no V Governo Constitucional, sem coligação.

De acordo com a secretária adjunta da Fretilin, Josefa Pereira, esta afirmou que a Fretilin considera que a carta chegou tarde demais.

A Fretilin não quer (fazer parte deste governo) porque o convite foi feito um dia depois do bloco de coligação ter decidido já fazer a coligação.

"A nossa razão (para não responder à carta) é porque a negociação que nós fizemos com o CNRT não produziu nenhum resultado e depois dizem para nós fazermos parte, nós pensamos que deviam-nos absorver um pouco", disse Josefa no Parlamento Nacional há pouco tempo.

O partido histórico considera também que a carta de Xanana é contra a decisão feita na conferência do CNRT, onde este partido decidiu que não queria fazer uma coligação com a Fretilin e humilharam a Fretilin.

Josefa afirmou que a Fretilin confia que no CNRT e no Bloco de Coligação existem pessoas com capacidade para liderarem o governo.

Todavia, Josefa disse que o partido histórico vai participar na mesma nas discussões das leis no Parlamento Nacional.

Entretanto, o presidente do Partido Democrático, La Sama de Araújo, não quis fazer comentários a essa questão, por não ter competência para fazer declarações.

" De acordo com a hierarquia, eu não posso falar, porque eu recebo competências do irmão mais velho Xanana para falar", disse Lasama no Palácio do Governo há pouco tempo.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.